Overblog
Edit post Segui questo blog Administration + Create my blog

Simposio di Limone
Simposio di LimoneSimposio di Limone
Simposio di Limone
Simposio su ministerialità e missione -


Il Gruppo Europeo di Riflessione Teologica (GERT) ha organizzato il VI Simposio comboniano a Limone, terra natale di Comboni, dal 3 al 5 aprile. I circa 40 partecipanti – comboniani, comboniane e laici – provenienti da varie province comboniane europee, hanno riflettuto sul tema “Missione comboniana in Europa: quali ministeri?”. P. Carlos Nunes (portoghese) condivide con noi le sue impressioni.

UMA SEMANA EM LIMONE…
Simpósio sobre a “ministerialidade na nossa missão na Europa”.

Dia 2 de Abril 2013. À tarde, cheguei com os Padres Alexandre e Aparício.  Estávamos na terra natal de S. Daniel Comboni  para uma semana de simpósio e espiritualidade. Tirei fotos, muitas, enquanto subíamos o monte até à casa, puxando pelas nossas malas. Não é fácil a subida como pode comprovar o P. Alexandre! Penso que alguém se admirou do meu entusiasmo.  Eu tinha estado em Limone em 1993 e em 1997 mas de passagem. Nesta ocasião era diferente, tudo me parecia especial. Beleza natural na viagem ao longo das margens do Lago di Garda, por estradas escavadas na montanha, com belíssimos lugares turísticos. A expectativa do meu coração estava a realizar-se: estava na terra de S. Daniel Comboni  por uma semana! Dom especial, bênção de Deus.

Limone é um lugar paradisíaco. Natureza especial. Grande lago. De um lado o alto monte “Baldo” com neve, do outro, as montanhas de Limone. Coisa incrível…que pudemos compreender melhor à noite quando o colega P. Manuel Ceola nos levou a visitar as aldeias vizinhas na montanha …e uma descoberta especial: Há uma estrada cavada pela natureza e mãos humanas no fundo do complexo montanhoso, feita agora ponto turístico…uma coisa incrível!

Limone hoje é um lugar de turismo qualificado, especial para alemães que pelos vistos já compraram a maior parte da região. Que seria no tempo de Comboni? Uma terrinha fechada entre lago e montanhas, com horizontes belos mas curtos. A  terrinha que Comboni  precisou de deixar para ir para Verona alargar horizontes. O P. Mazza deu-lhe a oportunidade de descobrir os horizontes da Missão. O P. Angelo Vinco abriu-lhe o coração à Africa! Assim se tornou o grande missionário que foi, sempre com as raízes ligadas à sua família e sua terra, à sua casinha bem pequenina, ao contrário do que é hoje.

Comboni está aqui! Limone é a sua terra. Dei conta que este filho famoso também é muito bem considerado no mapa turístico da sua terra.  Eu encontrei-me a dormir mesmo por cima do quarto onde ele nasceu. Com uma janela que me dava uma vista incrível sobre o lago e arredores. Nova bênção. Da minha janela eu olhava ali para perto, sobre o telhado do quarto do seu nascimento. Senti-me privilegiado e feliz! Na primeira manhã encontrei-me a rezar as laudes de Oitava de Páscoa ali fora, cedinho, bebendo a bênção do lugar e a maravilha da natureza com os passarinhos a cantar à volta, como vi que fazem todos os dias àquela hora! Devo dizer que a único disturbo à minha contemplação foi o ladrar de dois cães à volta de um bar por ali perto. Visitei os lugares da casa circundada pela “limonaia” e “olivo”. Recordação da pobreza que se torna riqueza.

Esta semana em Limone foi para mim uma experiência espiritual única. Ao ler alí o livrinho de A. Furioli, “ Il sogno di un Uomo”, comparei-a à visita que Comboni fez à terra Santa, na sua primeira viagem à Africa. Tive sentimentos parecidos aos que nele despertou tal visita. Com Comboni, na sua terra, a vida e a missão ganharam dimensões novas para mim! Rezei por todos e todas que fazem parte da minha vida e missão, nas três línguas do costume (Português, Inglês, Chinyanja) neste ocasião aumentadas com Italiano… Obrigado Senhor pela Bênçao! As palavras não dizem tudo deste lugar belo e santo!

O Simpósio sobre a “ministerialidade na nossa missão na Europa” foi bom, útil e despertou-nos para factos e conteúdos às vezes esquecidos...

 Comboni não podia dar-me maiores graças e bênçãos! Com ele e nele renovo a minha entrega à missão que se realiza nos “ministérios” que fazem crescer  a Fraternidade e dela nascem!   Exemplo disso, e não posso deixar de o mencionar, foi também o acolhimento de coração e braços abertos que a comunidade  Comboniana local nos dispensou. Estávamos em casa de Comboni, de verdade! GRAZIE!                                                         

Carlos Alberto Nunes, mccj

 

Tag(s) : #FP al gusto dei giorni, #FP ao sabor do dia
Condividi post
Repost0
Per essere informato degli ultimi articoli, iscriviti: